domingo, 16 de novembro de 2008

Corinthians fc

Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistirem uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Bataglia que já no primeiro momento afirmou: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".

Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: "Este veio para ficar".

De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (Americano, Germânia e Internacional) - o D´Artagnan, que é até hoje um dos seus ídolos!

Os grandes craques que passaram pelo Corinthians como Neco, Luizinho, Cláudio, Oreco, Gilmar, Rivelino, Sócrates, entre outros, são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela fiel torcida.

Hino do Timão

Até os anos 40, o Timão teve alguns hinos, porém todos acabaram caindo no esquecimento por terem letras complicadas e melodias fracas. Somente em 1952, quando o radialista e compositor Lauro D'Avila criou o sucesso Campeão dos Campeões é que o clube passou a ter uma canção oficial. Tudo graças à torcida que após a final do Paulistão de 1954 aprovou o hino e passou a cantá-lo com freqüência. A música foi gravada pela primeira vez nos estúdios da rádio Bandeirantes pelo cantor Osny Silva, da gravadora Continental. Eis:

"O Campeão dos Campeões"

Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações

Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil
Tu és o orgulho
Dos esportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão*


Corinthians grande, Sempre altaneiro**
És do Brasil

O clube mais brasileiro

*Proveniente da Bretanha, ou Grã-Bretanha (Europa).
**Que voa muito alto, soberbo

Sem comentários: